(11) 91757-8729
 
   
HOME
 
SECAEESP
 
PALAVRA DO PRESIDENTE
 
JURÍDICO
 
REPIS
 
CONTRIBUIÇÕES
 
ASSOCIE-SE
 
CONTATO
NEWSLETTER
   
 
SECAEESP
Newsletter
Informativos
 
Not�cia - 04/04/2025 - Você está preparado para as mudanças obrigatórias da NR-1 que começam já em maio? 04/04/2025 - Você está preparado para as mudanças obrigatórias da NR-1 que começam já em maio?

A FecomercioSP realiza uma live imperdível para os empregadores entenderem as mudanças na NR-1 e seus impactos para as empresas

A partir de 25 de maio deste ano todas as empresas brasileiras deverão avaliar e reduzir riscos psicossociais no ambiente de trabalho. A exigência decorre da atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que estabelece diretrizes gerais para a segurança e saúde ocupacional.

Para preparar o empresário para a atualização da NR-1, a FecomercioSP realizará uma live gratuita no dia 15 de abril, às 10h, explicando ações preventivas, esclarecendo as mudanças e expondo os principais reflexos da norma.

A live contará com a participação especial de Eduardo Pastore, assessor da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), e outros especialistas em Direito do Trabalho O evento promete ser uma oportunidade única para gestores, empresários e profissionais da área se atualizarem sobre as novas diretrizes e seus impactos para o ambiente corporativo.

O que muda?

A partir de maio de 2025, as empresas brasileiras terão de pôr a mão na massa para cuidar da saúde mental dos trabalhadores. A nova regra, que faz parte da atualização da NR-1, obriga as companhias a criarem um plano para mapear e prevenir problemas como estresse, assédio e sobrecarga mental no trabalho.

Essas alterações trazem novos desafios para as empresas, desde a dificuldade de determinar o nexo causal entre doenças e atividades laborais até o aumento de afastamentos e possíveis reflexos no Fator Acidentário de Prevenção (FAP) e no Risco de Acidente do Trabalho (RAT).

Durante a live, serão abordados temas como:

• A multidimensionalidade da NR-1 e sua abordagem interdisciplinar;
• A influência de fatores extralaborais, como de hereditariedade, biológicos e sociais e de saúde do trabalhador;
• As orientações do MTE para lidar com doenças musculoesqueléticas, cardiovasculares, transtornos comportamentais e distúrbios gastrointestinais;
• O impacto das mudanças para as empresas, incluindo aumento de multas, indenizações judiciais e prejuízos reputacionais;
• Medidas preventivas para criar ambientes de trabalho mais saudáveis e evitar sobrecargas.

Além disso, o especialista destacará a importância de práticas como a cultura do feedback, a manutenção de documentação adequada e a capacitação de gestores e membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).

Não fique de fora! O evento é uma oportunidade para se preparar para os novos desafios impostos pela NR-1 e garantir que a sua empresa esteja alinhada com as melhores práticas.


Fonte: Contábeis




« Índice de Notícias
 
HOME
SECAEESP
JURÍDICO
REPIS
CONTRIBUIÇÕES
ASSOCIADOS
CONTATO
 
 
(11) 91757-8729